10 setembro 2016

Dia mundial de combate ao suicídio, corrida e depressão: é importante saber

O DIA:
10 de setembro é considerado o Dia Mundial de combate/prevenção ao suicídio.

Os números no Brasil e no mundo vem crescendo consideravelmente sendo que o suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil são quase 12 mil casos por ano. Para a ABP e o CFM, falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar quem sobre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem levar ao desejo suicida.

O Brasil é o quarto país latino-americano com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012, segundo relatório divulgado na última semana pela OMS. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. Chama a atenção o fato de o número de mulheres que tiraram a própria vida ter crescido mais (17, 80%) do que o número de homens (8,20%) no período de 12 anos. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.” (Fonte: Conselho Federal de Medicina)

Prevenir a prática do suicídio é a melhor opção uma vez que muitas vezes é tarde demais para tentar remedia-lo.



A CAMPANHA:
“Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. 

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio”. (Fonte: SetembroAmarelo.ORG)

Nesse ano a campanha já se mostrou muito forte com a adesão das pessoas nas rede sociais que compartilham e disponibilizam seus inbox para que as pessoas possam desabafar um pouco sobre o que vivem, possam receber conselhos que as ajudem a aliviar a dor que estão passando.



CORRIDA:
A corrida é um antidepressivo poderoso, ela traz alegria, sensação de bem estar e muitos outros benefícios.

O jornal Cognition and Emotion, já publicou pesquisa que comprovou que praticar exercício aeróbicos, como corrida, é a forma mais eficaz e cientificamente comprovada para melhorar o seu humor.

Em 2010 tive uma crise depressiva profunda, uma dor sem nome, me curei da depressão e em janeiro 2016 descobri a corrida como uma via de escape das situações difíceis que eu estava vivendo. E pude ver o quanto a corrida teria me ajudado no meu processo de cura se eu tivesse descoberto seus benefícios antes.

Fiz uma analogia desses dois períodos da minha vida numa carta que publiquei aqui no blog: Veja mais aqui.

Já pensou que correr pode ajudar a prevenir o suicídio?

DISPONIBILIDADE:


Uma vez curado dessas dores coloco-me também a disposição para ouvir sua história seu desabafo e lhe ajudar no que for preciso!

Não tenha vergonha! Fale! Ninguém pode falar por você! Vamos vencer isso juntos!

Pode mandar email para corretododia@gmail.com ou usar o direct do nosso instagram: @corridatododia.


Estamos juntos!

Nenhum comentário

Postar um comentário