06 outubro 2016

O Desafio de Hidratar-se!

Se você já corre, deve ter ouvido falar da importância de hidratar-se para correr ou para qualquer outra atividade física.

Mas aí fica o questionamento: como devo hidratar-me? Quantos litros de água por dia eu devo beber? Com que freqüência beber água? Posso me hidratar bebendo sucos, chás ou refrigerantes?

Primeiramente, a água é essencial para os seres vivos! O corpo do homem é composto por cerca de 65% de água, por causa disso aconselha-se que os seres humanos devem beber em média 2L de água por dia.

Fonte: Google Imagens

Então isso quer dizer que se eu beber 2L de água todos os dias posso me considerar uma pessoa hidratada corretamente? Não necessariamente!

Quando comecei a correr sempre lia da importância de hidratar-se, porém nunca me importava muito com isso porque eu sempre bebi muita água! Porém, nos meus treinos não agüentava ficar muito tempo sem beber água pois logo que começava a correr já ficava com a boca seca (sinal de que não estava hidratado corretamente).

Logo fui percebendo que haviam diversos fatores que estavam me impedindo de avançar na corrida por causa da hidratação inadequada!

Por mais que eu bebesse muita água durante o dia eu perdia muita água também, principalmente devido aqui no Nordeste ser muito quente! (Um exemplo: eu ia dormir com o ventilador ligado e acordava “banhado de suor” (expressão tipicamente nordestina)).

Tive que passar por um processo de reeducação quanto à hidratação, no começo eu não conseguia ficar nem 1K sem beber água durante os treinos, hoje fico cerca de 3K sem precisar beber água!

Mas então, existe uma “fórmula mágica” para hidratação? Devo beber 3L, 4L?

Não existe fórmula mágica para hidratar-se! Mas existem sinais de nosso corpo que precisamos estar atentos!

Primeiramente, é necessário verificar se temos alguns sinais de desidratação, como por exemplo: Sensação de sede; elevação da frequência cardíaca; diminuição da tensão arterial; queda de desempenho.

Segundo, tentar “medir” quanto de água se bebe por dia e tentar perceber quanto de água que se perde, é interessante saber que um corredor perde cerca de 0,5 à 1 litro de água por hora para uma caminhada, em uma velocidade lenta, e mais de 1,5 à 2,5 litros de água por dia para uma corrida em velocidade elevada.

Baseado nisso você já pode começar a saber quanto de água você deve beber por dia!

É importante ver as condições de tempo, as vezes em dias frios não bebemos tanta água quanto deveríamos, e em dias quentes perdemos mais água e não repomos!

Hidratar-se é um desafio, e como todo desafio deve ser superado!

Você percebe que tem se hidratado corretamente, ou a hidratação ainda tem sido uma dificuldade pra você? Deixe seu comentário!

Sigam nosso instagram/twitter: @corridatododia

Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

Nenhum comentário

Postar um comentário