16 novembro 2016

Aracaju-SE: uma cidade que corre

Estive afastado alguns dias daqui, fui fazer uma prova de mestrado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outra na Universidade Federal de Sergipe – UFS. Apesar das provas não terem sido como eu desejava , tenho mais uma cidade para colocar no caderninho de experiências positivas: ARACAJU!

Uma cidade relativamente pequena se comparada a outras capitais do nordeste, mas uma cidade grande no seu povo, sua cultura, sua organização, sendo sincero me senti em outro nordeste!


Primeiramente, a alimentação: em cada esquina tinha uma barraquinha vendendo: Bobó de Camarão, Sururu, Acarajé, alimentos que só tinha ouvido falar lá estavam a disposição na porta de casa (literalmente, na porta do condomínio que eu estava tinha vários foods truck com esse tipo de comida).

A música de Aracaju, confesso que não sei se era somente nos lugares que eu ia, mas todo canto que eu chegava (rodoviária, terminal, restaurante, casas de família) estava tocando arrocha, sertanejo universitário, ruedeira ou musicas de sofrência (seja qual nome você chama esse gênero musical), Henrique e Juliano, Mayara e Maraisa, Marília Mendonça são exemplos de músicas que tocavam por lá, e eu particularmente gosto bastante.

Orla de Aracaju de noite - Fonte: Google Imagens
 A orla, que tive a oportunidade de passar rapidamente de carro, é considerada uma das orlas mais bonitas do Brasil, não sei se ganha da minha amada Natal, mas reconheço que realmente é muito bonita.

Mas o que me chamou atenção desde que cheguei na rodoviária é como Aracaju é movida pela corrida. A cidade é cheia de pistas de corrida/ciclismo que cortam a cidade inteira, com muitas praças que também é possível encontrar pessoas treinando e além disso a programação da TV local sempre falava de corrida, dicas de tênis, histórias de superação graças a corrida, além de propagandas de corrida!

Pista de Corrida em uma das avenidas principais de Aracaju próximo ao Terminal Dia
Lá estavam se preparando para a Volta de Aracaju que aconteceu dia 15 de novembro, com percursos de 5K e 10K, infelizmente eu não pude ficar lá para participar.

Tudo bem, tem tudo isso em Aracaju, mas as pessoas utilizam esses espaços? SIM! Todas hora que passava por essas pistas tinham pessoas correndo, seja nos perigos de 23h ou no calor de rachar das 12h, sempre tinha gente correndo! Além disso, no condomínio que eu estava também tinha uma pista de corrida e uma academia e o aparelho mais cobiçado era a esteira e é claro que treinei alguns dias nela.

Ah, e antes que falem que isso é coisa de corredor do interior quando vai para capital, saibam que tive a oportunidade de conhecer outras capitais de Nordeste e Aracaju foi a que mais me chamou atenção quando o assunto é corrida!


Infelizmente não será dessa vez que me mudarei para lá, mas quem sabe numa próxima seleção!

E a sua cidade? É uma boa cidade para corredores? Deixe seu comentário dizendo o nome e o que tem aí! Quem sabe não apareço aí um dia?!

Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

Nenhum comentário

Postar um comentário