03 janeiro 2017

A relação de ódio e amor do Corredor e a São Silvestre

Já é 2017! 2016 se foi (Aleluia!) e no ultimo dia do ano temos a famosa Corrida Internacional de São Silvestre (que não é Maratona), uma prova clássica considerada uma das maiores do país, sendo que todo corredor que se preze tem que ter no currículo uma São Silvestre (ainda não tenho, mas de 2017 não passa).


No ano de 2016 tivemos recorde de prova, arrancada sensacional na paulista, brasileiro no pódio, homenagem ao Chapecoense e muitas outras coisas que só acontecem na São Silvestre.

Nó pódio os Africanos reinaram, mas o Brasil mesmo assim ficou muito bem representado na elite masculina com o atleta Giovani dos Santos:

Os pódios da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre ficou da seguinte forma:
Pódio da prova masculina:
1) Leul Aleme (Etiópia) – 44min53s
2) Dawit Admasu (Etiópia) – 44min55s
3) Stephen Kosgei (Quênia) – 45min00s
4) Giovani dos Santos (Brasil) – 45min30s
5) Willian Kibor (Quênia) – 45min49s

Pódio da prova feminina:
1) Jemima Jelagat (Quênia) – 48min35s
2) Flomena Cheyech Daniel (Quênia) – 49min15s
3) Eunice Cehbicii (Bahrein) – 50min26s
4) Ymer Wude (Etiópia) – 51min40s
5) Ester Chesang Kakuri (Etiópia) – 51min45s

A São Silvestre sempre chama atenção de todas as pessoas envolvidas com esporte (corrida ou não) por sua irreverência, pela quantidade de corredores, pela tradição (não só no Brasil)! Não sei se nas edições anteriores havia isso, como comecei a correr e me interessar por esportes só esse ano, mas algo que me chamou atenção esse ano foram as POLÊMICAS envolvendo a São Silvestre!


Nos grupos do facebook vi polêmicas de todos os tipos, preço de inscrição, mega fila para pegar kit, kit vendido diferente do kit da propaganda, atum vencido, postos de hidratação distantes, muitas pessoas correndo como pipocas (sem pagar a inscrição) dentre tantas outras!

Mas a verdade é que mesmo em meio a essas polêmicas a São Silvestre é a festa do corredor brasileiro, e aqueles que estavam reclamando desde a hora que fizeram a inscrição por R$ 160,00 são os que irão ano que vem, pois o que vale mesmo é a confraternização!

Vi muitos comentários do tipo: “A São Silvestre tem que melhorar, mas ano que vem irei de novo!” “A energia é contagiante, uma prova só para curtir”, “Apesar da falta de organização foi uma experiência incrível!”.

Devemos reivindicar melhorias? Com certeza! (Tem algumas reclamações no Reclame Aqui, eu acho muito válido fazer reclamação nele, todas as minhas forma respondidas) Mas não devemos nos deixar abater ou desistir da maior prova do calendário de corridas do Brasil! É final de ano! Vamos curtir e deixar o estresse de lado, se tem uma coisa que aprendi em 2016 é que se estressar com as coisas que fogem do nosso controle não vale a pena!

Esse ano, se Deus quiser, será o meu ano de São Silvestre! Vamos nos preparar?

Comentei um pouco da prova no twitter, inclusive compartilhei alguns vídeos, me sigam lá @corridatododia.

E você participou da São Silvestre? Deixe aqui seus comentários da prova!!

Nenhum comentário

Postar um comentário