28 janeiro 2017

Dieta Chinesa: mais saudável que você imagina


Em demasiados países, a comida chinesa tem uma reputação não tão saudável. Na generalidade nós sabemos o que buscar em restaurantes fast-food ou na praça de alimentação do shopping, que tendem a ser carnes misteriosas, temperadas e aromatizadas com glutamato monossódico (o temido “MSG”) empilhados em uma boa quantidade de macarrão gorduroso ou arroz branco refinado.

Fonte: Clube Slim Down
Essa comida, no entanto, seria completamente irreconhecível para a maioria das pessoas que vivem na China. O “Fast Food” Chinês quebra quase todas as regras da dieta tradicional chinesa, que na verdade é uma das mais saudáveis do mundo.

A dieta Chinesa tem uma longa e complicada história, com base em milhares de anos de medicina chinesa.

FILOSOFIA DA MEDICINA CHINESA
A cultura chinesa é baseada na filosofia do “yin” e “yang”, bem como os “Cinco Elementos.” Da medicina e artes marciais para a dança e cozinha, a cultura chinesa é construída sobre uma base de equilíbrio, harmonia, contraste e adaptação à mudança.
Parte desse equilíbrio nos leva aos alimentos. Cada órgão é vinculado a um elemento e a um gosto. Por exemplo, amargo está ligado ao coração e ao fogo. (Também, doce: baço – terra, azedo: fígado – madeira, picantes: pulmões – metal, salgado: rins – água). Na construção de uma refeição saudável, todos os cinco desses gostos devem ser incorporados. Isso é dito para manter o corpo em equilíbrio, o qual, por sua vez protege da doença.

A REVOLUÇÃO CULTURAL
A fim de compreender onde a dieta chinesa está hoje, você tem que entender um pouco da história do país. Por milhares de anos, o conceito de equilíbrio da filosofia chinesa manteve comunidades chinesas afastadas da dieta tradicional. Sempre houve períodos de fome e períodos de riqueza, mas sem muita indústria ou acesso a comida ocidental nunca houve uma questão de deixar para trás as dietas tradicionais. Quando o alimento estava disponível, foi preparado de acordo com as recomendações da medicina chinesa.
Isso começou a mudar no final de 1800 com o influxo de hábitos alimentares ocidentais, o resultado de princípio foi a mudança histórica de arroz integral para o arroz branco (refinado) polido. Em 1949, a fome generalizada matou milhões na China. Houve fome antes, mas no final desta fase houve uma mudança dramática na forma como as pessoas plantavam, importavam e comiam. O consumo de cereais dispararam em 1952, assim como a carne de porco e o consumo de “junk food”. A proporção de consumo de energia a partir de gordura triplicou, e em 1982 a China viu o seu primeiro aumento significativo no número de pessoas com sobrepeso e aquelas atingidas com cancros relacionados com a dieta.

PROCURANDO POR UM SÁBIO NO PASSADO
Muitos culpam a mudança da China para hábitos alimentares poucos saudáveis sobre a disponibilidade de alimentos ocidentais. Particularmente nas cidades, a dieta dos chineses hoje mudou para gorduras e sódio. Os alimentos cozidos no vapor, assados e cozinhados com menos frequência do que era no passado, e há muito mais lanches e comidas fora de casa (uma ideia que era impensável antes do novo milênio).
Muito parecido com aqueles que exigem a dieta Mediterrânica e a dieta Nórdica, e muito parecido com os Nativos Americanos, muitos chineses estão agora a procurar um retorno à sua dieta tradicional. Embora somente tenha caído no esquecimento menos de 70 anos, já vimos um declínio na saúde geral da população. Hábitos alimentares ocidentais investigaram princípios de longa data chinesa sobre equilíbrio e harmonia na cozinha, e que é hora de todos os chineses de outra forma, olhar para o que a dieta tradicional chinesa tem para oferecer.

COMO MANTER A DIETA TRADICIONAL CHINESA:
1. Beba chá verde
O chá verde ajuda a manter a fome, ajustar a digestão e combate os radicais livres, que causam doenças cardíacas e câncer. Na China, é costume deixar as mesmas folhas em uma panela e simplesmente adicionar água quando a pessoa for beber a segunda ou terceira xícara. Desta forma, se toma menos cafeína do que se tomaria com os “saquinhos” de chá, feitos um atrás do outro, e evita produtos envolvidos na produção do saquinho de chá.

2. Abandone laticínios
Laticínios são projetados para crianças, e a nossa espécie é a única que continua a beber leite na idade adulta. Em vez de depender de laticínios para o cálcio, obtenha-o a partir de legumes de folhas verdes, sementes de gergelim e coalhada de soja fermentada feita com cálcio.

3. Escolha o arroz branco, não o marrom
O arroz marrom é o branco com um casco em torno dele, mas os nutrientes nesse caso tem baixa biodisponibilidade. Isso significa que o nosso corpo usa a energia quebrando-as. Dito isto, a dieta chinesa valoriza a moderação e equilíbrio. Em vez de comer arroz branco em todos os momentos, tente alternar entre todos os grãos disponíveis.

4. Não conte calorias
A medicina Chinesa vê alimentos como alimento, não potencial de gordura corporal. Em vez de contar calorias, a dieta dos chineses simplesmente visa incluir alimentos saudáveis. Por exemplo, um abacate pode ter mais de 200 calorias do que um refrigerante diet. Mas ninguém está prestes a argumentar que o refrigerante diet é melhor para você do que o abacate! Pare de pensar na matemática, e comece a pensar sobre nutrição.

5. Coma carne vermelha com moderação
De acordo com a medicina Chinesa, é um erro comer muita carne vermelha, e nem todo mundo pode ficar sem. Em vez de desistir por completo da carne vermelha, a dieta chinesa aconselha a comer 60 gramas duas vezes por semana.

6. Traga equlíbrio ao seus pratos
Segundo a medicina Chinesa, as refeições devem sempre equilibrar ingredientes que são o yin (molhada e úmida) e o yang (seca e crocante). Alimentos yin resfriam o corpo e os alimentos yang aquece-o. Outra maneira de pensar sobre isso é o seguinte: alimentos yin são geralmente hidratos de carbono e alimentos yang são geralmente proteínas. Ao cozinhar um prato que incluí um tanto dos dois (por exemplo, macarrão de grãos com feijão verde), a combinação de proteínas e carboidratos pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue e insulina – a chave para a saúde metabólica.

7. Coma devagar e pare quando você se sentir satisfeito
Esta pode ser a parte mais difícil da dieta Chinesa, mas é certamente uma das mais importantes. Um grande problema com dietas ocidentais, hoje, é a forma como estamos presos em comer com culpa. Em vez de comer três boas refeições por dia, nós pulamos o café da manhã e em seguida se dá ao luxo de um folhado as 10am. Podemos comer legumes durante a semana toda, e depois mergulhar nas batatas fritas no final de semana. A forma como muitos de nós vemos a comida é em extremos, saltando de fome para excesso a toda hora.
A solução, de acordo com a dieta dos Chineses, é nunca pular as refeições. Para comer três refeições completas saudáveis todo dia, e comer até se sentir satisfeito. Claro que há uma ressalva: você tem que comer devagar. O cérebro leva algum tempo para sinalizar que você está satisfeito, por isso é muito fácil comer demais sem perceber, se você estiver com pressa. Sente-se, tome o seu tempo e aprecie suas refeições até que você saiba que é a hora de parar.

8. Sirva sopa em toda refeição
Os alimentos ocidentais são bastante secos, e nós o compensamos ao beber muita água durante e entre as refeições. A dieta chinesa tem uma abordagem diferente. As refeições quase sempre incluem um prato à base de sopa, o que ajuda a encher o estômago e controla o apetite. Se você pode ter uma sopa fermentada (como o missô), ainda melhor. Sopas fermentadas são os probióticos que ajudam a liberar os nutrientes dos alimentos que você ingere.

9. Repense seus “acompanhamentos” e “prato principal”
Nos EUA, assim como no Brasil, a carne é um prato principal e legumes são acompanhamentos. Mas na China, os legumes são vistos como pratos principais. Quando você está preparando um prato para o jantar, tente pensar sobre o que você está prestando mais atenção. Em vez de um prato que dois terços carne e um terço legumes, vise para um prato que tenha dois terços de legumes e um terço de carne. No mínimo, a metade de sua refeição deve consistir de legumes.

10. Saiba mais sobre a medicina Chinesa
Não há nenhum substituto para um médico quando você está realmente doente, mas na maioria da circunstâncias que todos podemos nos beneficiar de aprender como legumes naturais, ervas e especiarias podem nos manter saudáveis. Por exemplo, pimentões podem promover a digestão e gengibre alivia náuseas. Se você acredita ou não nessas curas, no final do dia é apenas mais um motivo para ter certeza em se ter em abundância alimentos saudáveis e naturais.
Manter a Dieta Chinesa não significa necessariamente comer comida chinesa o tempo todo. Na verdade, se você não estiver preparado para cozinha-la para si mesmo e não tiver uma fonte externa saudável (restaurante) confiável, você pode ficar muito melhor evitando-a! Você pode fazer seus pratos favoritos, mesmo que sejam do México ou da sua vó lá de Manaus. A chave da Dieta Chinesa não é a sopa de Wonton¹: e sim é ingredientes naturais e equilíbrio.
Toda vez que você comprar e fizer alguma coisa, se concentre em versão não refinada, todo-natural. Quando você fizer algo com amido, considere a adição de legumes. A próxima vez que você quiser um lanche, ferva uma xícara de chá verde. Empilhe o seu prato com legumes e tome uma xícara de sopa como acompanhamento. Busque o equilíbrio o que quer que isso signifique pra você!
 ¹ Sopa de Wonton, wantan ou vantan é uma preparação típica da região Cantão, no sudeste da China e consiste em folhas muito finas de uma massa de farinha de trigo e ovos.


Fontes
• Bussell, J. The Asian Diet. Theasiandiet.com. Retrieved 2016 Feb 1.
• Du, SF. China in the period of transition from scarcity and extensive undernutrition to emerging nutrition-related noncommunicable diseases, 1949–1992. In: Obesity Reviews. Ncbi.nlm.nih.gov. 2014 Jan. Retrieved 2016 Feb 1.
• Hou, Y. Origin and concept of medicine food homology and its application in modern functional foods. In: Food & Function. Ncbi.nlm.nih.gov. 2013 Dec. Retrieved 2016 Feb 1.
• Inn, M. The Chinese Diet: The Path to Harmony and Good Health. Iritaichi.org. Retrieved 2016 Feb 1.
• Use your noodle: The real Chinese diet is so healthy it could solve the West’s obesity crisis. In: Healthy Living. Independent.co.uk. 2008 Jul 22. Retrieved 2016 Feb 1.
• Zhai, FY. Dynamics of the Chinese diet and the role of urbanicity, 1991-2011. In: Obesity Reviews. Ncbi.nlm.nih.gov. 2014 Jan. Retrieved 2016 Feb 1.

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