21 janeiro 2017

O que vi do livro “Quebrando Limites – como superar os desafios da vida” de Carol Barcelos

“O desafio é uma grande chance! (...) O que é a sua ultramaratona?” – Carol Barcellos

FICHA TÉCNICA:
Páginas: 143
Editora: Planeta
Autor: Carol Barcellos
Valor Pago: R$ 29,90.
Local da Compra: Loja Física da Livraria Escariz Shopping Jardins Aracaju-SE.



Sobre a autora:
Carol Barcellos nasceu no Rio de Janeiro e cursou Jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou no SportTV e desde 2008, atua como jornalista de esportes na TV Globo onde apresentou o  programa Planeta Extremo ao lado de Clayton Conservani. Tem uma filha, Julia, e dá palestras de motivação por todo o país.


Comentários:
O livro “Quebrando Limites” tem uma linguagem muito gostosa, tinha horas que parecia que a autora estava conversando comigo e me encorajando diante das situações/desafios que eu estava vivendo. Por ter essa linguagem li o livro numa tarde dentro de um ônibus viajando entre o Sergipe e a Paraíba.

No livro a Carol Barcellos mostra que os desafios que enfrentamos em nossas vidas são meros detalhes, que vencer o desafio é muito bom, mas é necessário também apreciar todo o processo até superar determinado desafio.

Ela usa exemplo de provas que já participou (Maratona de Jerusalém, Maratona do Polo Norte, Ultramaratona do Deserto do Atacama, entre outras) para mostrar que não importa quão grande seja o desafio, é possível vencê-lo se houver dedicação e paixão pelo desafio e pelo processo necessário para vencê-lo.

Medo, limites, fé, dentre outros pontos são abordados por Carol e exemplificados por suas experiências vivenciadas ao longo de sua vida, de forma especial aquelas que ocorreram enquanto gravavam o programa Planeta Extremo.

Sem dúvida alguma uma das partes mais emocionantes do livro trata-se de quando Carol Barcellos descreve a experiência e aprendizados vivenciados quando ela e a equipe do Planeta Extremo estavam no Nepal quando lá aconteceu um terremoto, escreve ela:

“Os nepalenses conseguiram manter a fé num momento em que o desespero parecia ser o mais natural. Eu trouxe essa fé para minha vida. Passei a “acreditar”, e o meu dia a dia ficou menos duro. Há algo maior, aceitei isso. A maneira como nos colocamos diante das dificuldades faz muita diferença. É também uma forma de admitir o quanto somos pequenos neste universo. Aprendi a ter mais humildade e a não exigir mais lógica e planejamento de tudo. O controle não é só nosso, porque somos apenas uma pequena parte dessa história”. (Carol Barcellos, Quebrando Limites, p. 85)

Trata-se de um livro que não é dedicado somente para corredores, mas para todas as pessoas que enfrentam desafios e desejam vencê-lo, esse livro de modo específico foi bem providencial, pois tenho enfrentado um grande desafio há um tempo que trata-se da luta pela aprovação numa pós-graduação (mestrado).

Abrindo o coração para vocês foram tantas reflexões que esse livro me trouxe que algumas passagens fiquei muito emocionado ao confrontar os ensinamentos dele com acontecimentos da minha vida!

Eu recomendo ler esse livro fazendo pausas ainda que breves para refletir para “degustar” aquilo que essa leitura te proporciona! Meu livro está com várias páginas marcadas e as vezes diante de alguma situação eu vou lá e consulto ele, leio um pouco e me acalmo, e encontro motivação para vencer os desafios do tempo presente!

Quais são seus desafios hoje? Vamos vencê-los juntos?


Nenhum comentário

Postar um comentário