25 julho 2017

Diário de Corrida – Semana 01: O Recomeço

As pessoas tem um bordão na boca que é uma constante: “Todo começo é difícil!”

No caso da corrida eu tenho que reconhecer que o começo foi fácil, difícil foi recomeçar com entusiasmo e disciplina como no começo, que também teve suas próprias dificuldades!

Então, depois de um período afastado dos treinos, tive que retornar, porém a expectativa tinha que ser 0, porque quando eu pausei os treinos eu estava na minha melhor fase, focado disciplinado e correndo a todo vapor!

Depois de 2 meses quase 100% parado eu precisava saber como meu corpo estava e como ia reagir diante desse recomeço.

TREINOS DE CORRIDA
Na planilha dos treinos de base estava previsto 5 dias 30’ por dia.

Foram feitos apenas 3 dias, sendo dois treinos bons e um capenga! Além disso teve outro dia na semana que treinei subida de escada (que eu amo, principalmente pela vista)!

Pós 810 degraus com essa vista incrível.
Então, baseado nessa semana pude perceber que regredi um pouco em relação aos meus últimos treinos, porém estou melhor do que imaginava! Não esperava estar com um pace razoavelmente bom e ainda estar resistente, não é 100% como antes, mas podemos dizer que estamos uns 65%.

Faltei dois treinos devido a viagens e trabalho que me consumiram muito, além disso a segurança aqui no meu estado (Rio Grande do Norte) tá em estado de calamidade, então em alguns momentos prefiro ficar em um local seguro do que ir para ruas (principalmente se estou em uma cidade que não conheço muito bem).

ALIMENTAÇÃO
Minha alimentação passou por alterações! Apesar de eu ter uma alimentação saudável, sem exageros e sem muitas restrições, precisou mudar!

A minha maior dificuldade quanto a alimentação é o café-da-manhã! Não gosto de comer nada no café da manhã! Ou tomo só o café preto, ou cappuccino com óleo de coco. Então, eu só passava a me alimentar lá para as 11:30 quando ia almoçar, e nesse intervalo do “café-da-manhã” e almoço eu tomava o que quando tinha fome? Mais café!

Não precisa ser especialista da nutrição para saber que isso não está nada certo, mas era uma questão de gosto, e nunca tive problemas quanto a isso!

Agora minha alimentação está baseada na frase “Menos café, mais comida!” Então passei a inserir frutas, iogurtes, e fontes de proteína (como ovo por exemplo) nesse intervalo, e tenho reduzido a quantidade de café!

Café-da-manhã (Xícara Pequena de Café, Ovo e Banana)

Lanche da manhã (Mamão, Iogurte Grego feito em casa e uma colher de mel)
(Acho que deu para perceber que sou bem viciado em café, continuo viciado, mas no momento é um vício controlado).

PRÓXIMOS PASSOS
Agora meu objetivo é ser mais focado e cumprir os 5 dias de treino da segunda semana.

Começar um trabalho de fortalecimento muscular, inicialmente em casa mesmo, e depois ver se volto para academia.

Começar a fazer atividades alternativas para mesmo em dias sem correr gastar um pouco minhas energias, e a ideia inicial é voltar a dançar as musicas do FitDance que apesar de eu ser meio desengonçado ainda, eu suava muito a camisa nas danças!

Nenhum comentário

Postar um comentário