24 janeiro 2018

Alimentação: Segunda sem carne – Minha experiência

Sempre tive uma boa alimentação, como de tudo com uma certa moderação! Mas tem coisas que vou cortando, como já cortei refrigerante, diminui os industrializados, açúcar, trigo, etc. Porém se tem uma coisa que nunca pensei em cortar ou reduzir um dia sequer é a tal da carne!

Amo um churrasco, amo todos os tipos de carne, e sou muito feliz comendo tudo isso, maaas, conheci a segunda sem carne e vi uma oportunidade de romper com os excessos!

Conheci algumas pessoas veganas que usavam a justificativa para não consumir nada de origem animal a “compaixão” com os animais, sempre os tratando como “coitadinhos”, e esse argumento nunca me convenceu. Porém a Segunda Sem Carne mudou um pouco a minha visão sobre o veganismo, ela aborda novos argumentos para aderir a uma alimentação vegana em seu slogan já diz que a Segunda Sem Carne é “Pelas Pessoas, Pelos Animais, Pelo Planeta” e ainda diz “Descubra Novos Sabores”.


Esses argumentos bem mais convincentes me fizeram aderir a essa proposta de ficar um dia da semana sem carne, e aí vou contar um pouco de como tem sido essa experiência...

A CAMPANHA
A Campanha Segunda Sem Carne foi lançada nos Estados Unidos em 2003, com o nome de Meatless Monday. Está presente em mais de 35 países e teve sua visibilidade aumentada em 2009, quando o ex-Beatle Paul McCartney, lançou a campanha na Inglaterra. No Brasil, seu lançamento aconteceu em 2009, na cidade de São Paulo. Seu objetivo é conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de origem animal tem sobre a sociedade, o planeta, os animais e a saúde.

Minha experiência:
Conheci a Segunda Sem Carne em junho, porém, como disse que amava (na verdade acho que louco é a palavra certa) carne, não me interessei muito em praticar, só que como tinha achado interessante eu pesquisei muito sobre o tema, até que no final de julho, depois de um domingo com muito churrasco, eu disse amanhã eu começa a Segunda Sem Carne.
E não é que comecei, no começo foi bem difícil, não pela carne, mas porque eu comia muita coisa de origem animal, como ovo, leite e derivados.

Nessa primeira segunda-feira 31 de julho, eu sinceramente achei que não conseguiria por não saber exatamente como substituir a carne terminei o dia um pouco “fraco”, porém muito feliz e com uma sensação de paz que não sei explicar.

Meu Primeiro Almoço da #SegundaSemCarne
Na segunda semana, estava mais adaptado, como tinha reduzido o consumo da carne no final de semana (não teve churrasco no domingo), na segunda eu passei o dia tranquilo, sem o consumo de carne, porém ainda comi produtos de origem animal como o leite.

Na terceira semana já era normal para mim ficar sem carne na segunda, e durante a semana existiam refeições que eu nem sentia falta da carne.

Na quarta semana eu passei a fazer receitas do dia-a-dia com base vegana, fiz meu primeiro bolo vegano e um iogurte de manga a base de leite de coco.

Meu Primeiro Bolo Vegano
Da quinta semana em diante passei a não sentir a menor falta de carne no meu dia, ainda sigo a segunda sem carne, mas quando tenho oportunidade também fico sem comer carne nos outros dias!

Eu ainda como carne, porém em menores quantidades relacionados a anteriores.

Tenho a pretensão de um dia me tornar vegano? Sinceramente não sei, porém o que tenho experimentado é uma nova alternativa de alimentação, novos sabores além de contribuir para o meio ambiente.

E A CORRIDA?
Primeiramente, quando comei a segunda sem carne eu estava um pouco afastado das corridas, então no primeiro dia que eu senti uma leve fraqueza não estava nos planos correr.

Porém a medida que o tempo foi passando percebi algumas coisas (eu percebi baseado unicamente na minha experiência):

Alimentação vegana/vegetariana é mais leve, então para mim é um ótimo pré-treino, uma vez que algumas vezes eu cheguei a vomitar porque tinha comido algo mais pesado antes de treinar;

Alimentação vegana traz uma maior saciedade, eu amo fazer bolos em casa, porém não tenho maturidade pra parar, como metade de um bolo (daqueles tradicionais com um furo no meio) sozinho facilmente, porém quando comi do meu primeiro bolo vegano logo nas primeiras (duas) fatias já estava saciado, então passei a comer desse bolo como lanche entre as refeições e as vezes substituir até pelo jantar;

Em alguns dias tive um desempenho melhor na corrida, dias em que não comia carne cheguei a ter um desempenho melhor, menos cansaço e fadiga;

A alimentação vegana me auxiliou na cura de uma leve anemia, fui diagnosticado com uma anemia, ainda que leve em julho refiz os exames em setembro (um mês depois de começar a Segunda Sem Carne), e todas as minhas taxas no hemograma estavam normais, tendo voltado inclusive a doar sangue.

Posso fazer depois posts relacionados a alimentação vegana e a corrida, mais por ora essa foi a minha experiência na Segunda Sem Carne!

Para saber mais acesse: http://www.segundasemcarne.com.br/

Nenhum comentário

Postar um comentário