20 junho 2016

Receita para Corredores - Café com Leite Cremoso


Fonte: Arquivo do autor.


Ingredientes:

50g de café em pó solúvel;
150g de açúcar;
50ml de água.





Modo de Fazer:
Coloque a água para ferver. Na vasilha da batedeira misture o café solúvel e o açúcar com uma colher. Quando a água ferver adicione a água junto ao café e o açúcar e comece a bater na velocidade mais lenta da batedeira. Após 5 minutos aumente a velocidade da batedeira e bata por cerca de 10 minutos ou até ficar bem firme mais ou menos como a consistência do sorvete. (Dica: para saber se o ponto está bom é necessário fazer o teste clássico de virar a vasilha em cima da cabeça e não derramar nada).

Após isso é só adicionar a “mistura cremosa” no leite quente. Geralmente coloco uma colher de sobremesa (maior que a de chá e menor que a de sopa).

O que sobrar do creme deve ser colocado no congelador (mesmo no congelador ele não vai congelar) e sempre que quiser é só adicionar no leite quente.

Fonte: Arquivo do autor.

Observações:
1ª) Os 50g correspondem geralmente a mesma medida que vem o potinho de café em pó solúvel;

2º) Geralmente coloco um pouco de água a mais levando em consideração que parte se perde no processo de ebulição (fervura);

3º) Algumas pessoas chamam isso de capuccino, mas na receita original o capuccino leva chocolate e um pouco de canela (particularmente não gosto muito de canela, rs), por isso resolvi chamar de café com leite cremoso (acreditem eu sou especialista em capuccinos, já experimentei dos mais diversos tipos e marcas por isso não dei a essa receita esse “título”);

4º) Esse creme que é adicionado ao leite rende mais ou menos 21 porções. Geralmente tomo uma média de 3 xícaras desse café com leite por dia, dando, no caso para uma semana (7x3 = 21 porções).

Histórico
Como amante da gastronomia, acredito que toda receita tem uma história e nos fala ao coração!

Minha história com cafés é muito longa, por isso eu irei afirmar apenas que sou viciado, gosto todos os tipos e sabores, é muito difícil eu achar um café ruim, acho que o único que não gosto é o café tradicional que eu faço, ironia do destino, rs.

E esse café com leite cremoso aprendi numa viagem que fiz para Campina Grande (quem conhece sabe como lá o clima é frio/agradável), me apaixonei pelo sabor, textura, praticidade e economia de tempo e dinheiro.

Espero que gostem tanto quanto eu!

Sigam nosso instagram: @corridatododia

Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com


Um comentário