13 setembro 2016

“O sedentarismo custa caro”, diz Drauzio Varella

Por – O Sul.

Praticante de corrida há 20 anos, o médico Drauzio Varella é crítico feroz do sedentarismo e do sobrepeso. Segundo ele, quem não faz 30 minutos de exercício por dia está vivendo de forma errada. Varella lançou o livro “Correr – O Exercício, a Cidade e o Desafio da Maratona” (Companhia das Letras, páginas 216, preço sugerido: 23,90).

Fonte: Reprodução.

O senhor está com 72 anos e corre maratonas. Quando é a hora de parar?
Drauzio Varella – Enquanto as pernas aguentarem. Digo isso no meu livro. Sei que tem uma hora em que não vai dar mais. Mas não estou perto dela. Na verdade, não há conhecimento científico sobre os limites do corpo porque o ser humano não vivia tanto. Ainda são poucas as pessoas com mais de 70 anos que correm maratonas. O grande teste será ver como as pessoas que estão na meia-idade agora e correm, ou são ativas de outra forma, estarão quando chegarem aos 70 anos ou mais. Hoje, me considero o mais saudável dos meus amigos.

O senhor começou a correr maratonas aos 50 anos. Há uma época ideal?
Varella – Mais cedo teria sido melhor. Mas nunca é tarde para começar.

Muita gente vê a maratona como um desafio quase impossível. O que há de verdade nisso?
Varella – Na verdade, a maratona exige disciplina, treinamento. Mas é factível para a maioria das pessoas que treinam para isso. O lado psicológico é muito importante. É ele que nos faz levar uma vida mais regrada. Não exagerar na bebida. Não comer demais. No meu caso, fico mesmo mais antissocial, porque não dá para fazer um jantar, tomar um vinho e ficar acordado até tarde e fazer um treino longo no dia seguinte. É preciso vontade e disciplina. Mas correr uma maratona não é tão difícil.

Há quem considere que a maratona causa muito desgaste.
Varella – Você pode sofrer durante a prova, pode ser muito dura. Já passei por momentos em que achei que ia parar. Mas sempre encontramos forças e prosseguimos. Fico ótimo depois da prova. Não fico destruído. Tomo um banho e estou novo. A sensação de concluir uma maratona é maravilhosa. Felicidade e satisfação indescritíveis. Dá um barato que não tem quem pague.

A crença de que a corrida destrói os joelhos é verdadeira?
Varella – É uma bobagem. Um mito. No meu livro cito um estudo muito interessante. Ele mostra que, na verdade, não corredores têm mais lesões nos joelhos do que corredores. Corro maratonas há mais de 20 anos e nunca tive problemas nos joelhos.

A maratona é para todos?
Varella – É para quem gosta. Você pode adorar correr e nunca ter vontade de fazer uma maratona. Além da disciplina, há o componente genético. Homens muito grandes e pesados sofrerão mais, claro. Vejo rapazes hipertrofiados correndo com um esforço enorme. Isso acontece porque, de fato, aquele corpo bombado de academia é tão pouco saudável quanto o de um sedentário.

Por que é tão difícil deixar o sedentarismo?
Varella – Porque desperdiçar energia é contra a natureza humana. Na verdade, é contra a natureza de qualquer animal. Essa tendência natural é uma necessidade ancestral de economizar energia, surgida em uma época em que não havia comida fácil. Agora vivemos em um ambiente de comida abundante, gostosa e relativamente barata. O resultado é acumular gordura. Para você vencer a tendência ao sedentarismo, precisa de disciplina.

Há aqueles que fazem alguma atividade física apenas no fim de semana e acham que estão em dia com a saúde. Por exemplo, jogar futebol uma vez por semana é se exercitar?
Varella – Claro que não. Primeiro que futebol assim não é esporte. É um jogo. E um jogo que destrói os joelhos.

Que conselhos você dá a um sedentário?
Varella – Se você não tem 30 ou 40 minutos por dia para fazer exercícios, está vivendo de maneira errada. Quando você conversa com um sedentário, ouve sempre uma ladainha de obrigações. Uma interminável história triste. Todo o tempo é absorvido pelo trabalho, pelos filhos, pela mãe doente, por uma lista infinita de problemas que, em tese, tomam todo o tempo. Mas precisamos ter tempo para nós. (Ana Lucia Azevedo/AG)

Sigam nosso instagram/twitter: @corridatododia
                                       
Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

2 comentários

  1. Muito boa a reportagem com o Dr. Drauzio parabéns
    Bom dia, pois o meu Blog Jmaratona infelizmente foi infectado por vírus e como ainda não consegui retirar e as notícias do mundo das corridas não pode parar fiz um outro blog www.jorgeultra.blogspot.com já adicionei o seu blog no meu e estou seguindo o seu puder seguir e adicionar o meu blog no seu lhe agradeço. Abs

    Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes, mas o faz o indivíduo saudável é a preparação para a maratona, e não é só correr claro, concordo que caminhar destrói mais articulação do que correr, mas sem estrutura muscular só a corrida não sustenta uma performance saudável.
    Acredito que a força corporal, dentro de um padrão saudável ainda é o carro chefe dá longevidade, claro que com o desempenho aeróbio correndo juntos.

    ResponderExcluir